domingo, 2 de novembro de 2008

Resenha: Uma Verdade Incoveniente

.

Após perder as eleições presidenciais para o republicano George W. Bush, Al Gore, decidiu continuar a vida difundindo suas idéias em prol da conservação do meio ambiente. Nesse intuito, o jornalista democrata dedicou-se a fazer um vídeo sobre as verdades sobre a devastação da natureza, enfatizando principalmente o aquecimento global, o que culminou com Uma Verdade Inconveniente.

O documentário dirigido por Davis Guggenheim expõe os riscos e atuais problemas referentes às mudanças climáticas, de uma forma dinâmica e pontuada em interesses estadunidenses. O roteiro é pautado nas palestras de Al Gore, que por meio de apresentações de slides e animações, dissemina sua ideologia de desenvolvimento sustentável por todo o planeta. Al Gore, que é o narrador e personagem principal da trama, afirmou que já havia passado a mesma mensagem por mais de mil vezes durante sua vida.

O democrata explana sobre fenômenos climáticos que têm abalado ou que muito em breve poderão abalar o planeta, ligando sempre esses aspectos às discussões econômicas. A todo tempo, Al Gore procura fazer críticas mascaradas (e algumas vezes descaradas) sobre seu adversário político Bush, como por exemplo, ao tratar da aceitação do Protocolo de Kyoto que foi ignorada pelo atual governo estadunidense, ou ao discutir sobre o paradoxo de exploração desenfreada dos recursos naturais versus crescimento econômico.

Apesar de ser dramático e passar informações de cunho pessimista, o palestrante motiva o seu público (que indiretamente também passa a ser todos os expectadores do documentário) a respeito das possibilidades de se fazer um caminho diferente (senão inverso) quanto às perdas já adquiridas, e de se reconstruir as possibilidades para os tempos vindouros.

0 Comentários

 

Lorena Gonçalves - 2008 / 2009 - Todos os direitos reservados.
Melhor visualizado com Mozilla Firefox - 1024 x 768


^